MasterClass Lição 9: Contadores

Lição 9: Contadores


Contadores são ferramentas muito uteis para auxiliar na criação de circuitos. Você pode usá-los para conferir se diversos sinais estão ativos e então enviá-los adiante. Por exemplo, se você conectar 2 Interruptores em um Contador, ambos os Interruptores precisam estar ativados para que o Contador envie o sinal. Dessa forma eles podem ser utilizados para garantir que múltiplas condições são atendidas antes que o sinal seja perpetuado.


Entradas



Diversas Entradas de Energia

Diferentes Contadores possuem diferentes quantidades de Entradas de Energia, mas todos possuem a mesma lógica: TODAS as Entradas precisam estar recebendo um sinal para ativar o Contador.


Saídas



Saída de Energia

Tipo: Sinal Contínuo


Quando todas as Entradas estão ativas, o contador enviará um sinal adiante.


Ideias/Demonstrações



Contadores são uma ferramenta muito útil para usar em seus circuitos. Vamos usar o mesmo conceito da nossa última Lição sobre Dados. Para isso iremos precisar de um Contador de Luz Entrada Tripla, três Dados e um Bloqueio.


Primeiramente, posicione os móveis da seguinte forma na sua UnitZ:



Abra o Menu de Conexões e selecione o seu Contador. Conecte sua Saída de Energia A no Bloqueio.



A seguir, selecione um dos Dados. Escolha uma das Saídas de Número e a conecte ao Contador. Repita o processo com os outros dois Dados (Nesse caso estamos indo com 3-3-3).



Agora role os Dados! Quando o Dado cair no número você verá que uma das luzes do Contador acenderá, representando que ele está recebendo o sinal ativo.



E se todos os Dados estiverem nos números selecionados…



Simples assim! Não perca a próxima MasterClass onde teremos uma lição Divisores e Hubs!


Equipe Woozworld