MasterClass Lição 8: Dados e Roletas

Lição 8: Dados e Roletas


Se você gosta de hospedar ou jogar diferentes jogos em Woozworld, temos certeza de que já está bastante familiarizado com Dados e Roletas! Também temos certeza de que você vai adorar todas as dicas e truques incríveis que temos para te ajudar a conectar seus dados e roletas aos Móveis ConectadoZ! Agora, você pode controlá-los desde o outro lado de uma Unitz e criar ações diferentes, dependendo do resultado que eles caírem.


Entradas


(Nota : Ao conectar um fio em uma das entradas de um Dado ou Roleta, você não poderá mais usá-lo clicando diretamente neles. Para voltar a controlá-los diretamente, você pode desconectar as entradas clicando nelas).



Começar

Quando um sinal for recebido, a Entrada Começar irá rolar o Dado ou a Roleta.


Parar

Roletas possuem uma Entrada extra chamada Parar. Quando um sinal é recebido nessa Entrada, a Roleta irá parar de rodar. (Nota: Se nada estiver conectado a Entrada Parar, a Roleta irá parar de rodar sozinha normalmente. Mas se essa Entrada estiver conectada, a Roleta continuará rodando até que um sinal a faça parar).


Saídas



Todos

Tipo: Sinal de Pulso Único


A Saída Todos irá enviar um Sinal de Pulso quando o Dado ou a Roleta cair em qualquer resultado.


Escolha Específica

Tipo: Sinal Contínuo


As outras saídas são sinais contínuos que continuarão a enviar seus sinais até que o Dado ou a Roleta rode novamente. Por exemplo, se você conectar um Bloqueio na Saída 4 de um Dado, o Bloqueio permanecerá abaixado enquanto o Dado mostrar o número 4.


Ideias/Demonstrações



Vocês já sabem que Dados e Roletas geram resultados aleatórios. Vamos usar esse "elemento surpresa" e criar um jogo divertido de eliminação! Mas primeiro, vamos ver a lista de Móveis ConectadoZ que vamos precisar: Uma Roleta, um Interruptor, 1 Bloco Cubo de Madeira e 16 Bloqueios Armadilha de Fogo.


Primeiro, coloque os Bloqueios de Fogo no padrão que você quiser, os colorindo para combinarem com a Roleta. Os jogadores deverão ficar em cima das Armadilhas de Fogo e serão excluídos do jogo caso a Roleta caia na cor que eles escolheram… Até que apenas um vencedor permaneça! Olhe o exemplo a seguir:



Primeiro, você precisa abrir o Menu de Conexões, selecionar o Interruptor e ligar sua Saída de Energia A no Bloqueio Cubo de Madeira. Isso irá permitir que você controle quando os jogadores irão poder entrar na área de jogo.



A seguir, vamos configurar sua Roleta. Selecione ela e conecte a Saída de Energia Azul a uma das Armadilhas de Fogo Azuis. Lembre-se que os bloqueios possuem Entradas para serem controlados, mas eles também possuem Saídas de Energia que podem dar continuidade ao mesmo sinal. Então, selecione a Armadilha de Fogo conectada e conecte sua Saída de Energia A com outra Armadilha de Fogo Azul. Repita o processo até que todas as Armadilhas Azuis estejam conectadas.


Dica para os usuário de Woozworld no Computador: Quando conectando em um Móvel que possui apenas uma Entrada, seguire a tecla Shift no seu teclado para selecionar automaticamente a Entrada e começar outra conexão. Isso pode ser muito útil quando conectando vários Bloqueios juntos.



Agora, quando a Roleta cair em Azul, todas as Armadilhas Azuis serão ativadas e os jogadores de pé nela serão eliminados do jogo.


Repita esse processo com todas as Saídas da Roleta. Seus circuitos devem ficar parecidos com isso:



Espere, as armadilhas amarelas já estão ativadas! Assim não vai funcionar, ninguém vai poder ficar em cima delas. Melhor consertarmos isso… Mas antes, é importante entender o motivo pelo qual isso está acontecendo. Bom, a seta da roleta está em amarelo, então ela está enviando um sinal pela sua Saída Amarela. Seu circuito está funcionando um pooouco bem demais! Nos podemos resolver isso de algumas formas, podemos usar um Interruptor entre a Roleta e os Bloqueios para interromper o sinal, podemos manualmente girar a Roleta enquanto os jogadores se posicionam, etc. Nesse caso, vamos resolver o problema usando Botões para Iniciar e Parar a Roleta. Dessa forma ela continuará rodando até você estar pronto para fazê-la parar.


Coloque 2 Botões na sua UnitZ e os conecte nas Entradas Começar e Parar da Roleta.



Excelente! Se você fez tudo corretamente seu jogo deve estar pronto!



E aqui está, Dados e Roletas! Que tipo de jogos vocês conseguem criar com eles?


Nossa próxima MasterClass será sobre Contadores!


Equipe Woozworld