MasterClass Lição 7: Placares

Lição 7: Placares


Você já conhece os Placares, todas as vezes que você clica neles o valor demonstrado sobe um número. Eles são a ferramenta perfeita para acompanhar a pontuação de jogos, mas agora que eles podem ser conectados, se tornaram muito mais uteis e interessantes. Não apenas eles podem ser ligados a seus outros circuitos para contar pontos automaticamente, como suas saídas podem ser configuradas para enviar sinais quando o placar alcançar um valor específico, abrindo portas ou qualquer outro circuito lógico complexo.


Você pode configurar o seu Placar através da Dica como antes, ou clicando no atalho que colocamos na janela de conexões.




Entradas


(Nota: Quando você conectar uma Entrada do Placar, ele passará a ser controlado pelo circuito e você não conseguirá alterar seu valor apenas clicando nele. Para recuperar o controle direto do Placar, você pode simplesmente desconectar sua Entrada.)


Aumentar

Quando um sinal é recebido, aumenta a pontuação em 1


Diminuir

Quando um sinal é recebido, diminui a pontuação em 1


Redefinir

Quando um sinal é recebido, redefine a pontuação para 0


Saídas



Quatro Saídas de Energia

Tipo: Sinal Contínuo


Placares possuem 4 Saídas Configuráveis. Se as Saídas não estiverem configuradas, elas não enviaram nenhum sinal. Para configurar as Saídas, clique no botão de Editar (o lápis). Isso irá abrir a janela onde você pode configurar as diferentes condições para ativar as Saídas do seu Placar.



Igual a

Essa opção é auto explicativa! O sinal será enviado quando a pontuação no Placar for igual ao valor que você escolher. Nesse exemplo, o valor é 10.


Não igual a

Esse é o exato oposto de "Igual a". Um sinal será emitido apenas se a pontuação no Placar for diferente do valor que você escolher. Nesse exemplo, o valor é qualquer um, a não ser 10.


Menor que

A saída enviará um sinal apenas se a pontuação for menor que o valor que você escolher. Nesse exemplo, de 0 até 9.


Maior que

A saída enviará um sinal apenas se a pontuação for maior que o valor que você escolher. Nesse exemplo, a partir de 11.


Menor ou igual a

Semelhante ao Menor que, essa opção irá enviar um sinal apenas se a pontuação for menor ou igual ao valor que você escolher. Nesse exemplo, de 0 até 10.


Maior ou igual a

Semelhante ao Maior que, essa opção irá enviar um sinal apenas se a pontuação for maior ou igual ao valor que você escolher. Nesse exemplo, a partir de 10


Módulo

Esse é um pouco mais difícil de explicar! O módulo calcula a partir do resto de uma divisão. Parece complicado, não é? Mas se nós te dermos um exemplo, com certeza você vai entender.

Para simplificar, o sinal só irá funcionar se o número presente no Placar for um múltiplo do valor que você programou no seu Módulo. Isso significa que, se você colocou o valor 10, o sinal só será enviado quando o placar estiver nos números 0, 10, 20, 30, 40, 50, etc. Se nós colocarmos o valor do Módulo para 2, o sinal só será enviado quando o placar estiver em 0, 2, 4, 6, 8, 10, etc. Basicamente, o sinal só será enviado se o placar for um múltiplo do valor no Módulo ou 0.


Ideias/Demonstrações



Agora nós podemos usar todas essas opções e configurações para criar um quebra-cabeça! Primeiro, vamos constatar o que vamos precisar para nossa configuração inicial. Precisaremos de dois Botões, um Placar e 3 Bloqueios.



Primeiro, vamos abrir o Modo de Edição. Escolha a ferramenta de Conexões, selecione os Botões e conecte sua Saída de Energia A na Entrada Aumentar do Placar. Selecione o outro Botão e conecte sua Saída de Energia A na Entrada de Diminuir do Placar. (Dica: Se você passar o mouse em cima ou clicar em um Entrada ou Saída na Janela de Conexões, a linha de conexão correspondente irá acender. No exemplo abaixo você pode perceber que a conexão correspondente está destacada em vermelho).



A seguir, vamos configurar as Saídas do Placar. Vamos apimentar as coisas e usar a Configuração de Módulo! Cloque no botão de Editar na Saída de Energia A, escolha a opção de Módulo e coloque o valor 5. Relembrando, isso significa que a Saída só enviara energia quando o número no Placar for um múltiplo de 5 (5, 10, 15, 20, etc). Clique no botão de salvar e confirme a sua escolha.



Clique no Botão de Editar na Saída de Energia B, escolha mais uma fez a Configuração de Módulo, mas coloque o seu valor para 3. Isso significa que o Placar só enviará um sinal quando seu número for um múltiplo de 3 (3, 6, 9, 12, 15, etc). Dessa forma, ambos os Bloqueios ficarão abertos quando o Placar estiver em um múltiplo de 3 e um múltiplo de 5! As Saídas do Placar devem ficar dessa forma:



Conecte a Saída de Energia A a um Bloqueio e a Saída de Energia B a outro bloqueio. Seus circuitos devem ficar dessa forma:



Tudo está funcionando! Mas espere… porque os Bloqueios estão abertos? Ah sim, o valor atual no Placar é 0, e o valor de todos os Módulos incluem zero… Vamos adicionar um terceiro Bloqueio para resolver o problema! Selecione o seu Placar, clique no botão de editar na Saída de Energia C e configure para "Maior que 0". Agora, para abrir todos os Bloqueios, o valor no Placar precisa ser um múltiplo de 3, um múltiplo de 5 e maior que 0. Seus circuitos devem ficar semelhantes a isso:



Se tudo foi programado corretamente, você deve ter um quebra-cabeça que apenas abre seu caminho quando o valor no Placar é 15 (ou 30, ou 45…).



Ai está! Você agora é um mestre em Placares! Construa sua própria UnitZ hoje mesmo e teste as maravilhas que podem ser criadas com Placares!


Você não vai querer perder a próxima Masterclass! Vamos aprender tudo sobre Dados e Roletas!


Equipe Woozworld