MasterClass Lição 6: Temporizadores e Cronômetros

Lição 6: Temporizadores e Cronômetros


Temporizadores e Cronômetros podem ser introduzidos para acrescentar o elemento "tempo" a um jogo ou atividade, ou de forma geral, apenas para criar um atraso nas suas conexões e circuitos. Você pode usá-los, por exemplo, para criar um tempo limite para se chegar no fim de um labirinto.


Você pode definir a quantidade de tempo que seu Temporizador levará para ser concluído na dica de ferramenta. Você também pode clicar no atalho da janela de Conexão.






Se você estiver usando um Temporizador, também é aqui que você pode definir o modo:

Modo Temporizador significa que ele será usado para medir um tempo pré-determinado, com uma duração que você define e termina em 0.

Modo Cronômetro significa que o tempo começará em zero e continuará contando indefinidamente.


Temporizadores e Cronômetros podem ser ativados de duas formas:

1. Se não houver nenhum outro móvel conectado em suas Entradas, você pode ativá-los simplesmente ao clicá-los.

2. Você também pode controlá-los os conectando a outros Móveis ConectadoZ, como Botões e Interruptores.


Entradas



Iniciar

Você pode ligar uma conexão nessa entrada que irá iniciar o Temporizador quando um sinal for recebido.


Parar

Você pode ligar uma conexão nessa entrada que irá parar o temporizador quando um sinal for recebido.


Acelerador

Enquanto a entrada Iniciar e Parar podem ser ativadas com um sinal de pulso único de um Botão, a entrada Acelerador é um pouco diferente. Ela ativará o Temporizador enquanto houver um sinal contínuo sendo enviado a ele. Por exemplo, se você conectar um Interruptor no Acelerador, o cronômetro só funcionará se o Interruptor estiver ligado. Se o interruptor estiver desligado, o temporizador fará uma pausa até que o interruptor seja ligado novamente.


Redefinir (Apenas em Cronômetro)

Essa Entrada irá redefinir o Temporizador para seu estado original, pronto para ser iniciado novamente.


Aumentar / Diminuir / Tempo

Funcionam com os novos Móveis Numéricos para modificá-los.


Saídas



Ativo

Tipo: Sinal Contínuo

Essa Saída enviará um sinal contínuo para o móvel conectado enquanto o Temporizador estiver funcionando.


Completo

Tipo: Sinal de Pulso Único

Essa Saída enviará um sinal de pulso para o móvel conectado quando o Temporizador chegar ao fim de seu tempo. (Nota: Se você estiver no modo Cronômetro, o sinal de pulso Completo será enviado quando o tempo atingir o valor máximo possível no Temporizador).


Iniciar

Tipo: Sinal de Pulso Único

Essa Saída enviará um sinal quando o Temporizador for Iniciado.


Parar

Tipo: Sinal de Pulso Único

Essa Saída enviará um sinal quando o Temporizador for parado.


Aumentar / Diminuir / Tempo

Funcionam com os novos Móveis Numéricos para modificá-los.


Ideias/demonstrações



O principal objetivo dos temporizadores é adicionar um componente de tempo aos seus circuitos. Por exemplo, poderia ser facilmente usado para criar um portão cronometrado onde os jogadores teriam que se apressar para chegar a algum lugar! Vamos ver como podemos facilmente construir um.


Primeiro, vamos separar os diferentes móveis que precisaremos para fazer nosso circuito. Vamos precisar de um Botão (para iniciar o temporizador), um temporizador e um bloqueio.



Clique no seu Botão para ver suas Saídas e clique no soquete da Saída de Energia A para iniciar uma conexão.



Arraste o fio para o Temporizador. Isso abrirá suas Entradas. Selecione qual entrada você deseja que o Botão ative. Neste exemplo, queremos a entrada Iniciar.



Se você quiser, pode testar seu circuito agora! Se você fechar o menu Editar e clicar no botão, você verá o fio acender quando o sinal for enviado para o temporizador e o temporizador deverá iniciar.


Em seguida, vamos configurar o Temporizador (se você fechou o menu de Edição para testar seu circuito, reabra-o agora). Selecione o Temporizador para ver suas saídas. Agora, queremos que o Bloqueio receba energia e fique aberto enquanto nosso Temporizador estiver rodando, então vamos clicar no soquete da Saída Ativo.



Arraste o fio até o Bloqueio e como ele possui apenas uma entrada, a Entrada de Entrada A será selecionada automaticamente.


Parabéns, você conseguiu! Se você seguiu todos os passos corretamente, o Bloqueio deve ficar aberto por um determinado período de tempo quando você pressionar o Botão. Se quiser, você também pode ajustar o tempo do Temporizador para torná-lo um pouco mais desafiador!



Fiquem ligados! Na próxima MasterClass falaremos de Placares!


Woozworld