MasterClass Lição 14: Tic-Tac


Mecânica Avançada: Tic-Tac


Voltámos com um novo tipo de Móvel ConectadoZ, o Tic-Tac!


Ele permite que vocês enviem sinais em intervalos pré-estabelecidos, variando entre 500ms (meio segundo) e 10000 ms (10 segundos). Basicamente, você pode pensar nele como um timer que se reinicia automaticamente.


Essa lição pode ser um pouco avançada se você não leu as MasterClasses anteriores, então recomendamos que você dê uma revisada para conseguir acompanhar as maravilhas do Tic-Tac! Mas se você já está pronto, aqui está o que vamos precisar para nosso exemplo:


Coloque um Tic-Tac e um Placar na sua Unitz, então coloque a Saída de Energia A do Tic-Tac na Entrada Aumentar do Placar:


Agora, assim que você ligar o Tic-Tac, você irá enviar um sinal para aumentar o número no Placar a cada 1 segundo, até que você o desligue:


Você pode configurar o intervalo no qual o sinal é enviado usando esses botões:

Ou


Ou mudando o valor em milissegundos aqui:

(1000 milissegundo = 1 segundo)


Agora, vamos tentar algo um pouco mais dinâmico! O Tic-Tac possui 4 Entradas para controlá-lo:


Começar, Parar e Sustentar são utilizados para controlar quando o Tic-Tac funciona. Por exemplo, se você conectar um Interruptor de Piso na entrada Sustentar, o Tic-Tac só irá funcionar enquanto alguém estiver de pé sobre o Interruptor:


Finalmente, vamos tentar algo mais avançado. Você pode usar a Entrada Intervalo para mudar o tempo no qual o Tic-Tac envia seu sinal. Aqui está um exemplo:


Use 3 Interruptores de Piso, cada um com sua Saída de Energia conectada a um Encoder diferente. Então cada uma das Saídas de Energia desses Encoders a um único Hub, que será conectado a Entrada de Intervalo do seu Tic-Tac. Para finalizar, coloque valores diferentes nos seus Encoders.



Agora vamos testar! Quando você iniciar o Tic-Tac, assim que você pisar em diferentes Interruptores, o intervalo no qual o Tic-Tac envia seu sinal será modificado baseado no número que você colocou no seu Encoder:


Experimentem e descubram que maravilhas vocês conseguem criar com isso!