MasterClass Lição 10: Divisores e Hubs

Lição 10: Divisores e Hubs


Divisores e Hubs são componentes muito interessantes para se criar circuitos incríveis. Embora eles pareça visualmente similares, na realidade eles tem funções basicamente opostas. Um divisor irá pegar um sinal e dividi-lo em várias direções através de diferentes Saídas, enquanto um Hub irá pegar vários sinais através de suas múltiplas Entradas e usá-las para ativar um sinal.


Entradas



Um ou várias Entradas de Energia

Divisores tem apenas um Entrada de Energia. Eles irão pegar o sinal recebido dessa Entrada e o dividir entre várias Saídas. Hubs possuem várias Entradas, e qualquer sinal recebido em uma dessas, será transmitido para suas Saídas.


Saídas



Uma ou várias Saídas de Energia

Tipo: Sinal Contínuo


Divisores possuem múltiplas Saídas de Energia e todas serão ativadas simultaneamente quando um sinal for recebido na sua Entrada. Hubs possuem apenas uma Saída de Energia que será ativada quando um sinal chegar em qualquer uma de suas Entradas de Energia.


Ideias/Demonstrações



Você já entendeu a diferença? Não se preocupe, você pode seguir as instruções a seguir para entender melhor como Divisores e Hubs realmente funcionam!


Vamos começar com um Divisor. Para configurá-lo, você precisará de um Interruptor, um Divisor de Saída Quadrupla de Fios e Quatro Bloqueios. Posicione eles da seguinte forma:



Abra o Menu de Conexões e selecione o Interruptor. Conecte ele na Saída de Energia A do Divisor.



A seguir, conecte cada Saída de Energia do Divisor em um dos Bloqueios. Não conecte os Bloqueios juntos. O Divisor irá conectá-los sozinho.



Agora feche o Menu de Conexões e ative o Interruptor! Você verá que o sinal do Interruptor se separa no Divisor sendo enviado para os Bloqueios sem eles precisarem estar conectados entre si. Isso é muito útil para ativar diferentes coisas com apenas um sinal.


Agora, vamos testar o Hub! Para essa demonstração você irá precisar de um Hub de Entrada Quádrupla, um Bloqueio e quatro Interruptores. Os posicione da seguinte forma:



Abra o Menu de Conexões e selecione o Hub. Conecte sua Saída de Energia ao Bloqueio:



Em seguida, selecione um Interruptor e conecte sua Saída de Energia a uma das Entradas de Energia do Hub. Repita o processo com todos os Interruptores usando diferentes Entradas de Energia do Hub.



Agora, feche o Menu de Conexões e teste os Interruptores! Você perceberá que, enquanto pelo menos um Interruptor esteja ativo, o Hub enviará o sinal para o Bloqueio. Isso é muito útil quando você quer ativar algo por diferentes fontes. Por exemplo, você pode ter vários Botões em um jogo que param um Cronômetro.



Facinho, não é? Nossa próxima MasterClass será sobre Inversores! Fiquem conectados!


Equipe Woozworld