Dia Internacional dos Povos Indígenas

Hoje é o Dia Internacional dos Povos Indígenas e nós do Woozworld queremos usar essa oportunidade para refletir sobre como podemos aumentar o respeito e, mais ainda, como podemos ajudar a proteger e dar suporte a todas os povos indígenas.


Nós queremos usar esse dia para comemorar e reconhecer as conquistas que as mais de 475 milhões de pessoas indígenas ao redor do mundo alcançaram e compartilharam com o mundo desde o início da civilização.


Nós estamos cientes dos maus tratos e injustiças sofridas pelos povos indígenas no Brasil e no mundo e isso só comprova a importância de discutir a necessidade de termos uma sociedade que discuta e reconheça os valores e conhecimentos milenares e também esteja disposta a dar suporte a eles. Nós ficamos estarrecidos e devastados com a falta de respeito e reconhecimento a toda a contribuição dos povos indígenas na nossa sociedade e queremos oferecer o nosso apoio para todos que sofrem e sofreram qualquer tipo de violência.


Caso você também se sinta assim e queira fazer a diferença, por favor, sinta-se a vontade para contribuir da forma como julgar ser a melhor. Abaixo você pode conferir como o Woozworld têm feito para contribuir e aprender com os povos indígenas ao longo dos anos.


Visite museus/galerias


Existem muitos museus e galerias que possuem exibições com foco em diferentes povos indígenas. Com milhões de povos indígenas vivendo em 90 países diferentes ao redor do mundo, com certeza você vai encontrar uma exposição perto de você. E se você não tiver, muitos museus hoje em dia possuem serviço de visita online em que você pode aprender mais sobre a cultura e história de um povo indígena até mesmo de outro país sem sair de casa. E se museu não for muito a sua você pode tentar uma galeria de arte criada com o objetivo de incentivar e promover o trabalho de artistas indígenas.


Comprar em lojas que pertencem a indígenas

De cosméticos a livros, óleos essenciais, etc. Existem milhares de produtos vendidos por indígenas que você pode escolher. Se você não encontrar um perto de você pode procurar em sites específicos para encontrar exatamente o que você procura.


Ler livros e procurar mídia produzida por indígenas

Você pode ir até uma biblioteca ou até mesmo procurar online por mídia que seja feita por indígenas e que abordem o assunto. Você pode tentar auto-biografias, livros de história ou até mesmo livros de ficção que tenham sido escritos por indígenas. Você pode mostrar o seu suporte ao ler e consumir conteúdo produzido por autores indígenas. Se você quiser algo mais curto e mais fácil para ler você também pode procurar por artigos escritos por historiadores que abordem o assuntou que tenham sido escritos por indígenas.


Compartilhar eventos promovidos por indígenas

Seja um evento de arte indígenas, culinária, um tour, etc existem milhares de formas de aproveitar eventos e aprender com a cultura indígena. Procure o mais próximo a você.


Essas ideias são apenas sugestões de como você pode aumentar o seu conhecimento e também se aproximar da história e cultura indígena. Nós acreditamos que esse é apenas o primeiro passo para desenvolvermos ainda mais respeito e sabemos que todos nós devemos fazer um esforço maior para continuar aprendendo mais sobre o assunto.


Se você quiser saber mais pode consultar o site das Nações Unidas, onde você pode encontrar webinars e informações diversas sobre o assunto. Eles vão promover um evento no dia de hoje com esse objetivo e, caso você não possa assistir pode tentar fazê-lo em outro momento.