Dia da Consciência Negra

Faaaaaaala, rapeize!


Tudo tranquilo? Hoje é um dia muito importante pra mim, pois é o Dia da Consciência Negra. A data foi criada para lembrarmos da luta e da resistência do povo negro contra o racismo que ainda teima em existir com tanta força pelo Brasil e pelo mundo.


Hoje pode ser um dia importante, mas não é de comemoração. O assunto é sério, e o momento é de reflexão, de pensar e reconhecer que o negro ainda vive bombardeado de opressão. Quer exemplos? O negro é visto como "suspeito" quando vai fazer aquele rolê no shopping. Quando o negro passa, os seguranças já ficam alerta e vão atrás. O negro tem menos acesso a educação de qualidade. Chegar à universidade é um sonho inatingível para muitos negros pelo país afora. O negro ainda tem salários inferiores a brancos, mesmo quando exercem o mesmo cargo. Sem falar da violência contra os jovens negros, principalmente nas periferias, que é muito maior que contra os brancos. E o que a gente pode fazer pra ajudar a combater isso? Pergunta difícil, galeire. Que tal começarmos a dar mais voz a nós negros? Parar para escutar um coleguinha negro, entender sua luta e sua dor já é um grande passo.


A data remete à luta do Zumbi dos Palmares, importante líder na história brasileira, um dos pioneiros na resistência contra a escravidão no Brasil. A luta desse líder ainda vive. Seja você negro ou não, segura na mão da nossa luta, pois um mundo sem preconceito é bom pra todos nós. Não esqueçamos jamais de lutar contra qualquer forma de opressão.



Mya perguntou e eu respondo:



Aquele abraz de jaca!