Cantinho Sentimental da Jenny

Oi, Woozenzinhxs!


Mais um aninho chegou, e com ele veio o meu Cantinho Sentimental. Vocês abriram seus coraçõezinhos e pediram meus conselhos. Ao ouvir seu chamado, vim aqui compartilhar com vocês muita energia rosa de cura e amor. Vem comigo ver o que tem tirado o sono dos meus, dos seus e dos nossos woozenzinhxs.


Oii, eu gosto de um menino do meu cursinho, conversamos muito pelo celular, mas nao sei se ele sente o mesmo. o que fazer?


Oi, fofinhx. O ideal nesse caso é falar diretamente com ele o que você sente e o que quer. A única maneira de se livrar da dúvida é perguntá-lo.


Bom, eu gosto bastante de um estilo radical.. Cabelo pintado, unhas pretas, roupas bastantes nada a ver com o gênero feminino sabe? E é meio complicado com minha família, eu queria falar pra elas o que eu realmente quero e o que me faz bem, qual é meu verdadeiro estilo. Mas complica muito quando minha família paterna tem o nome e sobrenome mais conhecido da cidade e ainda tem profissões mais formais que tudo e ainda sim, na família materna da minha mãe é complicado.. Eu queria saber como é que eu vou seguir sendo eu mesma sem as coisas que eles gostem e achem mais "girls" pra mim sendo que eu as odeio enquanto isso.


Oi, lindinha. É bem difícil tentar ser você mesma tendo que ir contra tudo e todos ao seu redor, não é? Lembre-se que sua segurança e saúde mental devem estar sempre à frente. Você já conversou com eles sobre identidade? Sobre ser você mesma? Às vezes a gente tem que deixar de se importar com o que vão achar da gente e apenas sermos nós mesmxs. Deve haver uma maneira pacífica de você manter seu estilo e estar em paz com sua família. Acredito no diálogo constante como melhor ferramenta de apoio.


Jenny eu tenho um amigo com depressão. O que eu devo fazer para ajudá-lo? Eu estou muito preocupada.


O que você pode fazer para ajudar seu amiguinho é estar presente e oferecer uma mão de apoio, um ombro amigo. Mostre para ele que você está do lado dele pro que der e vier. Escute-o sempre e tente não dizer o que ele deve fazer ou forçá-lo a fazer qualquer coisa. Depressão é doença e quando vemos um amiguinho da gente doente, a gente tenta cuidar.


Jenny os meus colegas têm inveja de mim e só me querem fazer mal. O que devo fazer?


Troca de coleguinhas. É melhor se afastar de quem quer te fazer mal.


Oie, maravilhosa. Conto ou não conto aos meus pais que estou namorando uma menina? Se sim, como?

Obs: eles são MUITO conservadores!


Primeiramente você tem que pensar na sua segurança física e emocional. Como você acha que eles vão reagir? Você tem alguém de confiança que já passou por isso e pode te aconselhar? Você pode montar um planinho e falar com eles quando se sentir confiante e forte o suficiente para abrir seu coração.


Eu gostaria de me aproximar mais das pessoas mas a minha timidez atrapalha muito, sempre que vou tentar puxar assunto, acabo ficando sem ter o que dizer, logo depois todos se afastam, o que eu tenho que fazer para ser mais próxima das pessoas?


O primeiro passo é tentar descobrir a origem da sua timidez. Falar sobre isso ajuda, principalmente se for com um terapeuta. Depois é importante aceitar a sua timidez e que você é quem você é nesse exato momento. Nada de se condenar por causa disso, woozenzinhx. Depois disso, pode pensar em estratégias para se tornar a pessoa que você quer ser. Você pode, por exemplo, fazer uma lista de coisas que desencadeiam sua ansiedade e timidez. Assim você pode analisar os contextos, se entender melhor e entender o que desencadeia esses sentimentos. Assim você pode decidir o que fazer em relação a isso. E em relação a puxar assunto, uma técnica que eu gosto muito é sempre fazer perguntas, ouvir o que a pessoa tem a dizer e depois fazer mais perguntas relacionadas ao que ela diz. Isso mostra que você tem interesse em conhecer a pessoinha melhor.


Sinto falta do meu ex, e a gente já terminou faz 1 ano e ele não quer nada comigo. O que eu faço?


Se ele não quer nada com você, parte para a próxima. O seu bem-estar é mais importante que tudo e que qualquer relacionamento que não deu certo. Existem muitas pessoinhas interessantes por aí que querem algo com você, com certeza. Não vale a pena gastar nossa energia com quem não nos quer. Também tem aquele velho clichê: o tempo cura.


Jenny, estou bastante nervosa com esse ano de 2019, sendo que ele nem começou. Serei a novata do curso que escolhi pra faculdade. Eu sempre quis fazer esse curso já que possui um pouco de ligação com meus hobbies, mas confesso que estou com medo de não me dar bem ou não gostar. A ansiedade está forte demais. O quê posso fazer para aliviar essa tensão?


Respira fundo e vai com tudo. Sentir ansiedade quando algo que queremos muito se aproxima é normal. O que não pode deixar acontecer é permitir que essa ansiedade te impeça de fazer isso que você quer muito. Você já tem tudo que precisa pra arrasar nesse curso. Se joga na meditação e acredita que você consegue. Você não tem que ser a melhor do curso, tem que ser apenas você e se divertir no processo. Vai lá e arrasa.


Sou muito anti-social e tenho problemas em fazer amizades novas. Às vezes acho que o problema seja eu... não sou muito de me juntar sabe... o que me diz?


O primeiro passo aqui é deixar de pensar que você é o problema. Aceite quem você é sem se julgar e depois pense no que você quer. Se você quer fazer novos amigos, há algumas estratégias que podem ser usadas. Você pode, por exemplo, procurar clubes de pessoinhas que têm os mesmos interesses que você. Assim, você vai fazer coisas que gosta com outras pessoas que têm afinidades com você. Pode ser um grupo de esportes, games, música, cinema, desenho etc. Fazer atividades voluntárias também é algo maravilhoso para fazer novas amizades. Por fim, mostre para as pessoas que você está abertx para novas amizades. Assim, elas vão se aproximar de você.


O que eu faço se minha namorada não gosta dos meus amigos? deve separar dela ou deixar meus amigos??


Não vale abandonar amigos nem deixar namorada por causa de amigos. Se você gosta da sua namorada e dos amigos, mantenha todos na sua vida sem excluir ninguém. Se eles não se gostam, é algo entre eles, e não um probleminha que você que tem de resolver.


Por hoje é só, fofinhxs. Espero que tenham gostado e até a próxima.


Bjinhos de mel de abelha,

Jenny